O ex-governador do Tocantins e ex-secretário de Turismo do Estado e de Palmas, empresário Tom Lyra, está internado desde a madrugada de segunda-feira (1º) no Hospital Geral de Palmas (HGP) após acordar passando mal e apresentar um quadro de sangramento intenso, segundo informações da família.
De acordo com relatos fornecidos à Folha do Girassol por uma das filhas do empresário, Tom acordou por volta das 2h da manhã sentindo-se mal e tossindo sangue vivo, o que levou a família a procurar atendimento imediato. Ele foi encaminhado para a ala vermelha do HGP, setor de emergência de alta complexidade, onde permaneceu em isolamento até a manhã desta terça.

Sem diagnóstico
A família informou que, apesar das avaliações iniciais, os médicos ainda não conseguiram identificar a causa do sangramento. A expectativa era que um boletim médico oficial fosse divulgado pelo HGP por volta das 14h desta terça-feira (2), trazendo informações mais detalhadas sobre o estado de saúde do ex-governador.
Durante a madrugada desta terça, segundo a filha, um novo episódio de sangramento ocorreu, mas a equipe médica conseguiu controlar a situação por volta da 1h da manhã.
Boletim Médico
Por volta das 16 horas detsa terça , a Folha do Girassol recebeu da família um Boletim Médico Oficial do HGP. No documento, é informado que o paciente realizou tomografia de tórax, “não sendo identificado tumor ou qualquer alteração que justifique o quadro de sangramento”. Um exame de broncoscopia será feito para descartar outras possíveis causas.

Tom Lyra também passou por avaliação de um otorrinolaringologista, que descartou sangramento oriundo da garganta ou vias aéreas superiores. O diagnóstico foi negativo para comprometimento do nariz e estruturas respiratórias. Já o exame de ecocardiograma apresentou resultados dentro da normalidade, “sem alterações cardíacas e sem sinais de insuficiência”.
O boletim também informa que foram solicitados exames de endoscopia digestiva e ultrassonografia abdominal para continuidade da investigação clínica.
Segundo o HGP, na data desta terça, Tom Lyra não apresentou episódios de sangramento. “O paciente apresenta respiração normal, saturação em 92% e pressão arterial de 13×10, dentro dos parâmetros de normalidade”, diz o comunicado.
A boa notícia é que o ex-governador deixou a ala vermelha, tendo sido transferido para a ala amarela para acompanhamento e continuidade dos cuidados.
Planos de viagem
A filha relatou que Tom passou o fim de semana “super bem” em sua chácara. Ele retornou para casa por volta das 18h de domingo, descansou cedo porque tinha compromissos programados para esta semana e não demonstrava nenhum sinal de mal-estar.
Tom Lyra deveria viajar para São Luís às 7h da manhã de segunda-feira e, posteriormente, embarcar para o Paraguai, onde teria agenda na quarta-feira.
Quadro é estável
Apesar de o sangramento ter sido controlado durante a madrugada, o quadro ainda inspira cuidados, e a equipe médica mantém Tom em monitoramento contínuo. A família pede orações e respeito à privacidade no momento. A Folha do Girassol segue acompanhando o caso e atualizará as informações assim que novos detalhes forem divulgados pelo HGP.
Leia do boletim médico completo emitido pelo HGP
Boletim de Informações – HGP
O paciente realizou tomografia de tórax, não sendo identificado tumor ou qualquer alteração que justifique o quadro de sangramento. Será solicitado exame de broncoscopia para descartar outras possíveis causas.
A avaliação da Otorrinolaringologia descartou sangramento oriundo da garganta ou vias aéreas superiores; nariz e estruturas respiratórias encontram-se preservados.
O ecocardiograma apresentou resultados dentro da normalidade, sem alterações cardíacas e sem sinais de insuficiência.
Foram solicitados endoscopia digestiva e ultrassonografia abdominal para continuidade da investigação clínica.
No dia de hoje, não houve episódios de sangramento. O paciente apresenta respiração normal, saturação em 92% e pressão arterial de 13×10, dentro dos parâmetros de normalidade.
O paciente foi transferido para a ala amarela para acompanhamento e continuidade dos cuidados.







