O ex-governador e ex-secretário de Turismo do Tocantins, Tom Lyra, recebeu alta na última sexta-feira (5) do Hospital Geral de Palmas (HGP), onde estava internado desde a madrugada do dia 1º, após passar mal e apresentar um quadro de sangramento, segundo relatos da família.
Em um áudio enviado pela filha de Tom Lyra à Folha do Girassol, o médico responsável pelo atendimento relatou que o sangramento teve origem pulmonar, e não gastrointestinal, como chegou a ser cogitado inicialmente. Segundo o profissional, todos os exames realizados no hospital descartaram alterações graves e indicaram que não havia “foco pulmonar claro”, sugerindo a necessidade de acompanhamento contínuo.
De acordo com o médico, Tom apresentou lesões pulmonares compatíveis com histórico de tabagismo, o que pode ter contribuído para o episódio. Ele explicou que o sangramento inicial diminuiu consideravelmente no decorrer dos dias em que Tom permaneceu internado, isso porque o ex-governador respondeu bem às medicações administradas.
“Ele já está bem melhor, praticamente parou de sangrar e não está sentindo nada. Vai pra casa e seguimos o acompanhamento no consultório”, informou o médico no áudio enviado à família. O retorno está agendado para o próximo dia 15, quando uma nova reavaliação será feita.
A família agradeceu as mensagens de apoio e informou que Tom Lyra está em casa, em recuperação, seguindo as orientações médicas.







