Durante a inauguração da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Aguiarnópolis, no Tocantins, a Estreito, no Maranhão, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) destacou não apenas o simbolismo da entrega da obra, mas também o conjunto de ações paliativas adotadas pelo Governo do Estado ao longo do último ano para amenizar os impactos causados pelo colapso da antiga estrutura. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira, 22, nas cabeceira da ponte, em Estrreito (MA).
Em seu discurso, o chefe do Executivo tocantinense ressaltou a relação histórica entre os dois estados e afirmou que a queda da ponte representou uma ruptura significativa na rotina da população. “O Tocantins é habitado, em boa parte, por maranhenses; somos muito unidos. A queda da ponte separou os dois estados por um ano, mas hoje estamos restabelecendo essa união entre Aguiarnópolis e Estreito por meio da Ponte JK”, afirmou Wanderlei Barbosa.
O governador também relembrou que, desde os primeiros dias após o desabamento, o Governo do Tocantins esteve presente na região para atender a população afetada. “Nós disponibilizamos embarcações, trouxemos a Agência de Fomento e o próprio governo para dentro de Aguiarnópolis e de Palmeiras, para que pudéssemos atender a população”, destacou.

Ações emergenciais e apoio à população
Por determinação do governador, o Estado mobilizou uma força-tarefa envolvendo o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Militar e a Polícia Civil, que atuaram nas operações de busca, resgate, identificação das vítimas e garantia da segurança local logo após o acidente. Paralelamente, foram adotadas medidas contínuas para reduzir os prejuízos enfrentados pela população.
Uma das principais ações foi a travessia gratuita de passageiros por meio de voadeiras, custeada pelo governo estadual, que atendeu moradores de Aguiarnópolis e Estreito ao longo de todo o período em que a ponte permaneceu interditada. Na área social, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) antecipou repasses de benefícios eventuais ao município de Aguiarnópolis, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade.

Infraestrutura, crédito e saúde
A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) intensificou a manutenção das rodovias estaduais utilizadas como rotas alternativas, como a TO-126, TO-134 e TO-201, que passaram a receber fluxo intenso de veículos, especialmente de carga. Além disso, serviços públicos estaduais e federais foram levados à população durante ações itinerantes, como a Feira da Colheita, realizada em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Para minimizar os impactos econômicos, a Agência de Fomento do Tocantins liberou uma linha de crédito emergencial de R$ 6 milhões** destinada a comerciantes de Aguiarnópolis e Palmeiras do Tocantins. Já na área da saúde, quase R$ 1 milhão foi aplicado em serviços nos municípios mais afetados, incluindo Aguiarnópolis, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins e Tocantinópolis, além do envio de medicamentos e insumos hospitalares.
Retomada da ligação estratégica
A inauguração da nova Ponte JK, realizada com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, dos governadores do Tocantins e do Maranhão, além de autoridades federais, estaduais e municipais, marca o encerramento de um período de dificuldades e a retomada de uma ligação estratégica entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.
Posto fiscal homenageia vítimas

Antes da entrega da nova Ponte Juscelino Kubitschek, o governador Wanderlei Barbosa inaugurou, nesta segunda-feira, 22, a nova estrutura do Posto Fiscal de Aguiarnópolis, que passa a se chamar Posto Fiscal Salmon Alves Santos, em homenagem a uma das vítimas do desabamento da ponte ocorrido há exatamente um ano.

Construída em uma área de 863,57 m², a unidade reforça a fiscalização e o controle do trânsito de mercadorias em um dos principais corredores logísticos entre Tocantins e Maranhão e simboliza, segundo o governador, respeito às famílias atingidas pela tragédia e o fortalecimento da arrecadação e da regularização do fluxo viário com a retomada do tráfego na BR-226.







