A Prefeitura de Palmas realizou, nesta terça-feira, 23, uma força-tarefa de limpeza de bocas de lobo em diferentes pontos da capital, como parte das ações preventivas para o período chuvoso. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação e se concentraram, principalmente, nas avenidas do eixo Leste-Oeste (LO) que dão acesso à Avenida Siqueira Campos, no Plano Diretor Sul, região de intenso tráfego de veículos.
De acordo com a gestão municipal, a iniciativa busca remover resíduos descartados de forma inadequada nas vias públicas e que, durante as chuvas, são levados para o sistema de drenagem, causando entupimentos e dificultando o escoamento das águas pluviais. Esse cenário, segundo a Secretaria, está entre os principais fatores que contribuem para alagamentos pontuais em diversos bairros da cidade.
O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Paulo Cezar Monteiro, destacou que materiais como sacolas plásticas, garrafas e resíduos domésticos acabam obstruindo as bocas de lobo e comprometendo o funcionamento da rede de drenagem. “Esse tipo de obstrução é um dos principais fatores que contribuem para alagamentos temporários em diversas regiões da cidade”, afirmou.
Além da atuação das equipes, a Prefeitura reforça o pedido de colaboração da população, orientando para que evite o descarte irregular de lixo, respeite os dias e horários da coleta domiciliar e acondicione corretamente os resíduos em sacos bem fechados, reduzindo a possibilidade de que sejam arrastados pela água da chuva.

Canal de atendimento
A população pode solicitar serviços de limpeza de bocas de lobo diretamente à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação pelo telefone (63) 3212-7417.







