Governo do Estado revê aumento de 9,37% na tarifa de água autorizado na gestão interina

Estudo técnico e jurídico irá analisar a legalidade do reajuste já aplicado nos municípios atendidos pela BRK Ambiental

- Publicidade -spot_img

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, determinou nesta quarta-feira (7) a análise imediata para viabilizar o cancelamento do reajuste de 9,37% nas contas de água e esgoto, autorizado durante a gestão interina do Estado. O aumento, que já está em vigor desde o início de dezembro, foi previsto na Resolução nº 13/2025, de 5 de novembro, e beneficia a concessionária BRK Ambiental, responsável pelo fornecimento de água em 46 municípios tocantinenses.

A decisão do governador ocorre após críticas sobre o impacto do reajuste para a população. Barbosa declarou que considera o aumento abusivo e ressaltou que a medida sequer foi publicada no Diário Oficial do Estado, tendo sido veiculada apenas no site da Agência Tocantinense de Regulação (ATR).

“Determinei as medidas necessárias e vamos trabalhar para impedir esse aumento na conta de água. Os tocantinenses já pagam uma das contas de água mais caras do Brasil, e esse aumento é injusto e prejudica a população. Seguiremos trabalhando para impedir essa revisão”, afirmou o governador.

A ATR, órgão responsável pela autorização do reajuste, informou que irá revisar o procedimento administrativo que embasou a decisão. Após a conclusão da análise técnica, o processo será enviado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para parecer jurídico.

O presidente da ATR, Matheus Martins, declarou que a ausência de publicação da resolução no Diário Oficial causa estranhamento, já que havia discussão em andamento sobre o tema e o posicionamento da agência era contrário ao reajuste. Ele confirmou que os trâmites administrativos já estão sendo adotados conforme a determinação do Executivo.

Segundo a resolução, o aumento foi baseado na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre setembro de 2023 e agosto de 2025. Além da tarifa básica, mais de 100 serviços prestados pela BRK Ambiental também tiveram aumento nos valores, como ligações, religação de água e substituição de hidrômetro — afetando diretamente o bolso do consumidor.

A Folha do Girassol seguirá acompanhando os desdobramentos da medida.

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img
Leia mais
- Publicidade -
Posts relacionados
- Publicidade -spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui