A rede municipal de ensino de Palmas inicia, a partir da próxima segunda-feira, 12, o período de matrículas para alunos novatos que desejam ingressar nas unidades da rede no ano letivo de 2026. O prazo segue até sexta-feira, 16, mesma data limite para a solicitação de transferências de estudantes que já estão matriculados nas escolas do Município.
De acordo com a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o processo começa às 12 horas de segunda-feira e deve ser feito exclusivamente de forma on-line, pelo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas), pelos pais ou responsáveis legais.
Para solicitar a vaga, é necessário acessar o sistema, clicar na opção “Solicitar Matrícula” e realizar o cadastro do estudante, informando dados pessoais, endereço, critérios sociais e a unidade educacional desejada. Segundo a Semed, essas informações são essenciais para a correta classificação do aluno no sistema.
Ao final do cadastro, o SIMPalmas emite um protocolo, que permite acompanhar a disponibilidade de vagas e a posição do estudante na lista de espera. Em caso de dificuldades, os pais ou responsáveis podem procurar a escola mais próxima ou o atendimento presencial do SIMPalmas, disponível na sede da Semed, localizada na Avenida Siqueira Campos, Quadra ACSU-SE 20 (202 Sul).
O sistema organiza o ingresso de estudantes desde os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) até os anos finais do Ensino Fundamental, contemplando escolas de tempo parcial e integral, conforme os critérios definidos na Portaria Semed nº 365/2025.
Transferências
Entre os dias 12 e 16 de janeiro, também será realizada a efetivação das transferências dos alunos que já fazem parte da rede municipal. A lista dos estudantes contemplados estará disponível no SIMPalmas a partir das 12 horas desta segunda-feira.
Cronograma
- 5 a 9 de janeiro: transferência automática e solicitação de transferências;
- 12 a 16 de janeiro: efetivação das transferências e solicitação de matrícula para alunos novatos;
- 19 a 23 de janeiro: efetivação das matrículas dos estudantes novatos;
- A partir de 19 de janeiro: abertura da segunda etapa de matrículas, destinada às vagas excedentes e à lista de espera.







