A direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) oficializou, nesta terça-feira (23), o apoio à pré-candidatura do vice-governador Laurez Moreira (PSD) ao Governo do Tocantins nas eleições de 2026. A decisão foi anunciada durante reunião em Brasília, que também definiu o ex-deputado federal Paulo Mourão como o nome da legenda para disputar uma das vagas ao Senado na chapa majoritária.
O encontro reuniu o presidente nacional do PT, Edinho Silva, lideranças nacionais e estaduais do partido e a ex-senadora Kátia Abreu (PT). Com a decisão, o PT passa a integrar formalmente o grupo político liderado por Laurez Moreira, consolidando uma articulação construída nos últimos meses entre as duas siglas.
A aliança amplia a participação do PT no projeto eleitoral do PSD e fortalece o palanque de Laurez junto ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na composição apresentada pelo partido, Paulo Mourão será o candidato petista ao Senado, enquanto a outra vaga da chapa deverá ser ocupada pelo senador Irajá Abreu (PSD).
Durante a reunião, Edinho Silva destacou a construção da aliança entre PT e PSD no Tocantins e reafirmou o apoio da direção nacional à composição para as eleições do próximo ano. Paulo Mourão afirmou que, caso eleito, pretende atuar para fortalecer a interlocução entre o Tocantins e o governo federal.
A definição representa o primeiro respaldo formal da cúpula nacional do PT ao projeto encabeçado por Laurez Moreira para a sucessão estadual de 2026. A ex-senadora Kátia Abreu deve coordenar a campanha à reeleição do presidente Lula no Tocantins, conforme já antecipado pela Folha do Girassol na coluna Curtinhas da FolhaG, publicada no último domingo (19).








